Home Saúde 1ª Jornada de Simpósios Microrregionais do SAMU Macro Norte é realizada em Monte Azul, com objetivo de capacitar profissionais que atuam na área de saúde no Norte de Minas.

O município de Monte Azul recebeu a 1ª Jornada de Simpósios Microrregionais do SAMU Macro Norte, no domingo e segunda-feira (27 e 28/03). O evento foi realizado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), tem como tema “Organização e Desafios para uma Rede de Urgência de Excelência” e visa capacitar profissionais que atuam na área de saúde no Norte de Minas.

Os treinamentos são voltados para médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem que atuam em hospitais, postos de saúde, Estratégia de Saúde da Família, ambulância, entre outros. Foram capacitados profissionais das cidades de Monte Azul, Espinosa, Mamonas, Mato verde, Catuti e Gameleiras.

O curso é constituído por aulas expositivas com estações práticas, simulação realística e discussões de casos, proporcionando uma melhor fixação de conteúdo dos participantes. A ideia é levar o que há de melhor com relação aos processos e procedimentos, através de dinâmicas e conceitos novos com relação a abordagem ao paciente grave.

A solenidade de abertura contou com a presença do Sr. Prefeito Paulo dias Moreira, secretaria de Saúde Simone Reis, coordenadora da atenção primaria de Catuti Barbara Lorena e coordenador do NEP, Ubiratam Correia.

Após a solenidade as equipes de profissionais dos municípios da microrregião foram divididas em salas para a exposição das aulas, de acordo com a área de formação de cada um. Durante os treinamentos foram abordados temas envolvendo a urgência e emergência, como lesões no trauma, avaliação e conduta nos ferimentos por arma de fogo e arma branca, acidentes de trânsito, parto, dentre outros. Enquanto o simpósio acontecia, simultaneamente, os socorristas do SAMU também participavam, em outra sala, da Recertificação Anual, que tem como foco atualizar os conhecimentos dos já qualificados profissionais do SAMU Macro Norte.

Administração Aliança para o Progresso.
01 de Abril de 2022 – 15:40
#aliancaparaoprogresso