Home Defesa Civil O PREFEITO DR. PAULO DIAS MOREIRA E A COORDENADORIA DE DEFESA CIVIL DE MONTE AZUL PARTICIPARAM DE UM SEMINÁRIO “SECA/ESTIAGEM 2022”, REALIZADO PELA DEFESA CIVIL ESTADUAL NA SEDE DA AMANS EM MONTES CLAROS.

O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, ‘Nilsinho’, recebeu nesta sexta-feira (13/05), na sede da AMAMS em Montes Claros, o Chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel PM Osvaldo de Souza Marques, o secretário executivo adjunto da CEDEC/MG, Tenente Coronel Sandro Vieira Corrêa, prefeitos, o deputado estadual Carlos Pimenta e autoridades políticas da região em evento promovido pelo Gabinete Militar do Governador (Defesa Civil (Cedec), em parceria com a AMAMS que discutiu a seca no Norte de Minas e seus efeitos para este ano de 2022 e que recebeu o nome de Seminário Estiagem/Seca 2022.

Com o objetivo de orientar e capacitar os coordenadores municipais de Defesa Civil da região, o seminário apresentou, por meio de palestras, planos e ações da Cedec para o enfrentamento da seca. Foram ministradas palestras sobre decretação de situação de emergência e ajuda humanitária, aspectos práticos do programa Água Doce, ações da Operação Pipa Estadual (TDAP), do Idene no fortalecimento do desenvolvimento do Norte e Noroeste de Minas Gerais, da CODEVASF sobre recursos hídricos e da Força Tarefa Previncêndio  (FTP/Semad).

O Chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel PM Osvaldo de Souza Marques, elogiou a parceria da AMAMS e destacou a associação como principal entidade parceira da Cedec e discorreu seu discurso enaltecendo o objetivo do evento que busca reduzir os reflexos dos impactos da seca para este ano de 2022. “A Defesa Civil não trabalha sozinha. Ela trabalha sempre integrada, de forma conjunta, em equipe. Não se ganha um jogo sozinho. Por isso, a importância desse seminário. Se nós conseguirmos internalizar isso, que a Defesa Civil não é só um órgão, mas um sistema completo, todos nós, nas diversas esferas de competência, teremos sucesso em nossas ações”, enfatizou o Coronel.
O presidente da AMAMS José Nilson Bispo de Sá recebeu da Cedec placa alusiva em reconhecimento a contribuição e parceria da AMAMS nas ações da entidade militar. Nilsinho agradeceu a Cedec e enalteceu o evento. “Receber esta placa de honra ao mérito nos deixa muito feliz, pois isso confirma que estamos no caminho certo, trabalhando para os municípios, para o povo do Norte de Minas e para o estado”, disse. Ao se referir ao evento, o presidente enalteceu o seminário e falou sobre o início da seca. “Estamos iniciando o período mais crítico, a seca na região, que é longa e traz grandes prejuízos. Embora no fim do ano passado e no início desse ano tenhamos passado por um clima atípico, com intensas chuvas, os reflexos da seca já refletem na economia e na produção rural dos nossos municípios. Por isso, considero oportuno este debate que nos orienta e nos capacita quanto aos planos e ações do governo estadual no enfrentamento da estiagem”, disse. Nilsinho ainda lembrou de uma inédita iniciativa da AMAMS que assegurou junto ao governo federal a construção de 1 milhão de barraginhas na região, sendo 100 mil por ano. Segundo o presidente da AMAMS, o projeto tem como objetivo a retenção das águas da chuva nas áreas rurais.

Fonte: AMANS

Informou: COORDENADORIA DE DEFESA CIVIL MUNICIPAL
Coordenador Geral: Robson Fernandes de Oliveira
Administrador Distrital: Marcílio Soares de Oliveira

Administração Aliança para o Progresso.

18 de Maio de 2022 – 16:15
Em Monte Azul a prefeitura trabalha!!!