Home Ação do Governo A PREFEITURA DE MONTE AZUL RECEBE KIT PARA ESTRUTURAÇÃO DA DEFESA CIVIL MUNICIPAL, A COMPDEC (COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL), NESTA SEXTA-FEIRA (10/12), NA CEDE DA CEDEC, EM BELO HORIZONTE.

O prefeito Dr. Paulo se reuniu nesta sexta-feira (10/12) com o Deputado Estadual Gil Pereira, na seda da CEDEC em Belo Horizonte para receber do Governo do Estado de Minas, uma vez que o Município foi contemplado pelo estado com um kit de suporte ao trabalho da Defesa Civil da cidade como resultado de um chamamento público ao qual a Prefeitura se qualificou. O kit é composto por uma caminhonete 4×4, um notebook, cinco coletes reflexivos e uma trena digital. Cada kit tem custo de R$ 163,4 mil e o investimento é fruto do Termo de Reparação, assinado em abril de 2020, que visa reparar integralmente os danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho, que vitimou fatalmente 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado de Minas Gerais.

Para todo o estado, serão 497 kits de proteção e defesa civil, 479 serão destinados aos municípios e 18 para as Regionais de Proteção e Defesa Civil (REDEC).

Processo de seleção

Para selecionar os municípios contemplados, o Gabinete Militar do Governador (GMG), por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), realizou um Edital de Chamamento Público. No total, 534 municípios apresentaram documentação em envelopes lacrados, com a finalidade de participar do processo e comprovar o preenchimento dos requisitos constantes do edital. O material foi conferido e analisado pela CEDEC, que fez a classificação dos 479 municípios contemplados, e Monte Azul atendeu todos os requisitos e foi contemplado com o kit de estruturação da Defesa Civil para atendimento à população, dando condições logísticas para atuarem, tanto na prevenção aos desastres quanto no atendimento e assistência à população monteazulense.

Para o Coordenador Geral da Defesa Civil Municipal em Monte Azul, Robson Fernandes,  ” Essa é uma conquista que a muito tempo esperava receber, agora com esse Kit que vai com certeza dar mais condições de trabalhos, logística e atendimento à população por parte da Defesa Civil e  agilizar todos os atendimentos necessários”.

Coordenador Geral da Defesa Civil Municipal
Robson Fernandes de Oliveira