Home Social “AGOSTO LILÁS “ –  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER.

Aconteceu no 31/08/22 na Câmara Municipal de Vereadores, o Encontro tratando-se do Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Monte Azul, CREAS e CRAS, que contou com a presença de mulheres assistidas pelos serviços ofertados na Assistência Social, bem como autoridades municipais.

O movimento “Agosto Lilás” é uma campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Ele foi desenvolvido em referência ao aniversário da Lei Maria da Penha – Lei nº 11.340, criada em 7 de agosto de 2006 e que, em 2022, completa 16 anos.

A Lei Maria da Penha define que a violência doméstica contra a mulher é crime e aponta as formas de evitar, enfrentar e punir a agressão. Também indica a responsabilidade que cada órgão público tem para ajudar a mulher que está sofrendo a violência.

O evento contou com a presença dos palestrantes Dr. Gabriel Carvalho Marambaia – Promotor de Justiça da Comarca de Monte Azul, Dra. Luciana Costa Moura – Delegada de Policia do Município de Monte Azul, a senhora Juciele Maia – Psicóloga do município de Gameleiras com a apresentação do monólogo: Quando Olhei para mim e a leitura do texto pela Dra. Marizete Mendes Piccin Oiolli – Procuradora Jurídica do município sobre a campanha do Agosto Lilás com destaque a “Campanha Sinal Vermelho” que trata-se de um instrumento de denúncia contra a violência doméstica, onde com um “X” na palma da mão a mulher sinaliza que precisa de ajuda e a policia poderá ser acionada por qualquer cidadão.

A senhora Shirla Rian Pereira Dias – Secretaria Municipal de Assistência Social de Monte Azul enfatizou aos presentes da necessidade de mobilizar a população monteazulenze sobre o que pode ser feito para prevenir que mulheres sejam vítimas de violência, não se omitindo, nem se calando, pois a sua denúncia pode salvar uma vida.

Estão previstos cinco tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher na Lei Maria da Penha: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

A violência contra a mulher pode ocorrer em qualquer ambiente, inclusive dentro de casa. Nesses casos, o agressor é, geralmente, parte da família ou alguém que mantém relações de afeto com a mulher, como marido, namorado, pai, irmão ou tio. As agressões podem partir também de familiares do sexo feminino.

Como posso denunciar um caso de violência doméstica? Quem devemos acionar?

180 – Central de Atendimento à Mulher

190 – Policia Militar

197 – Disque Denúncia

Ministério Público

CRAS – CREAS

“Agosto Lilás – Por uma Vida livre de Violência”

Não vamos nos Calar.

Sheyla Araújo – Coordenadora do CREAS de Monte Azul

Informou: Secretaria Municipal de Assistência Social
Administração Aliança para o Progresso

06 de Setembro de 2022 – 11:44

#aliancaparaoprogresso
Em Monte Azul a prefeitura trabalha!!!