Home Ação do Governo APAE DE MONTE AZUL – DE MÃOS DADAS CONSTRUINDO SABERES

APAE DE MONTE AZUL – DE MÃOS DADAS CONSTRUINDO SABERES

No dia 24 de abril de 2023 a APAE e a Prefeitura de Monte Azul realizaram o evento “De Mãos Dadas Construindo Saberes”.

O evento aconteceu na Sede da APAE de Monte Azul com o objetivo de esclarecer dúvidas e informar sobre o autismo. O público alvo para este evento foram os educadores das redes estadual, municipal e privada, além de familiares de pessoas com TEA – Transtorno Do Espectro do Autismo – do município de Monte Azul e região.

A Presidente da APAE de Monte Azul, Jusilene de Cássia Antunes Silva, agradeceu a presença de todos, agradeceu também ao prefeito Dr. Paulo Dias Moreira e a toda sua equipe por estar de mãos dadas nessa linda causa. Explicou que este evento surgiu da necessidade de qualificar os profissionais da educação e familiares de pessoas com TEA-Transtorno do Espectro do Autismo.

O Pediatra, Dr. José Valério Ramos Martins, fez uma palestra sobre o desenvolvimento típico de 0 a 2 anos, em que explicou a importância dos marcos do desenvolvimento.

A neuropediatra, Dra Claudine Diovana Lima Dias, proferiu a palestra magna da noite informando a todos os presentes sobre o que é o autismo, suas características, como identificar, para onde encaminhar, como tratar, quais são os tipos de tratamento e como os familiares, a escola e a comunidade podem ajudar a incluir as pessoas com esse diagnóstico na sociedade.

A Terapeuta Ocupacional, Leanna Maria Antunes Caldeira Sepulveda, integrante da equipe multiprofissional da APAE de Monte Azul, realizou uma palestra informando sobre os serviços prestados pela APAE na área da saúde e reabilitação de crianças, adolescentes e adultos com autismo e explicando sobre o fluxo do atendimento, as vagas, modelos de avaliação utilizados e a importância do tratamento para as pessoas com Autismo.

Um grupo de mães fez uma linda apresentação, exemplificando comportamentos observados e dificuldades de interação em pessoas com Autismo.

Elas mostraram como cada um pode ajudar através da empatia, do afeto e do suporte, para que os autistas possam viver e interagir na família, na escola e na comunidade.

Alguns educadores e familiares deram depoimentos expressando a importância deste momento de aprendizagem e de transformação de atitudes na escola e na família a partir dos conhecimentos adquiridos no evento. Ademais, solicitaram ao Prefeito Paulo Dias Moreira, que estava presente com a sua equipe desde o início do evento às 18h e teve a sua fala às 23h, que mais eventos dessa natureza venham a ser realizados em nosso Município.

O Prefeito declarou publicamente seu apoio e de toda a equipe administrativa às demandas da APAE e dos familiares com filhos autistas.

Administração Aliança para o Progresso
26 de Abril de 2023 – 16:19
#aliancaparaoprogresso
Em Monte Azul a prefeitura trabalha!!!