Home Social ASSISTÊNCIA SOCIAL – VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE MONTE AZUL

Na manhã desta sexta-feira (11/11), no Ginásio Poliesportivo Almelício Francisco Santana, foi realizada a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Monte Azul, com o tema central: SITUAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM TEMPO DE PANDEMIA DA COVID-19: VIOLAÇÕES E VULNERABILIDADES, AÇÕES NECESSÁRIAS PARA REPARAÇÃO E GARANTIA DE POLÍTICAS DE PROTEÇÃO INTEGRAL, COM RESPEITO À DIVERSIDADE”.

O evento foi uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e a Prefeitura Municipal de Monte Azul, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, um espaço onde crianças e adolescentes puderam falar e se manifestar sem discriminação, sendo sujeitos da sua história da defesa e reivindicação de seus direitos. O evento iniciou com o credenciamento de todos os participantes, em seguida serviu o café da manhã.

Compuseram a Mesa de Hora, a Senhora Maridete Ferreira da Silva, presidente do CMDCA, e seu vice-presidente, André Lúcio de Freitas, o Presidente do Conselho Tutelar, Mário Xavier Júnior, o Vereador Binha representando a Câmara de Vereadores, os representantes do Prefeito Dr. Paulo Dias Moreira, o Dr. Patrick Guilhoto do Prado e a Dra. Patrícia Milielle, o Promotor de Justiça da de Monte Azul, Dr. Gabriel Carvalho Marambaia, a Secretária adjunta de Assistência Social Lorena Martins, o representante de associações Antônio Idalino (Tonin da Barraca), e a Secretária de Assistência Social Shirla Rian.

Os convidados da conferência na sua grande maioria foram das escolas da rede municipal e estadual de nosso município, e também a participação e a presença dos usuários de toda a rede de Proteção e Garantias de Direitos da Assistência Social, os trabalhadores da Assistência Social, todas as autoridades, e de modo especial todos que se fizeram presentes.

Durante a conferência houve diversas apresentações dentre elas a participação da Banda Filarmônica Edmundo Araújo, o “GRUPO DE ZUMBA FOCO FORÇA E FÉ”, orientada pela professora de Dança Carmem, apresentação de músicas com Deone e Rafael, valorizando assim os artistas da nossa terra, apresentação do ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente e Apresentação Teatral da Pedagoga, Psicóloga e Pós- graduada em Psicopedagogia e Educação Especial a Sra. Juciele Maia.

Fizeram o uso da palavra a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente: Senhora Maridete Fereira da Silva, que declarou oficialmente: “Declaro aberta a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Monte Azul”. Também fizeram o uso da palavra o representante do Prefeito Dr. Patrick Guilhoto do Prado, e por fim a Secretária Municipal de Assistência Social: Senhora Shirla Rian  Pereira Dias falou: “ O quanto é importante a realização deste evento, e principalmente a participação de todos, para que todos saibam dos direitos da Criança e Adolescente”, finalizou a Secretária que na oportunidade deixou a palavra franca.

Foram formados cinco grupos para a discursão dos eixos temáticos e elaboração das propostas que foram expostas pelo relator do grupo, e colocada para aprovação da plenária.

Ao fim declarou aberta a eleição dos delegados para a 12ª Conferência Regional dos Conselhos Regional dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, seguindo o cerimonial os participantes foram convidados para um almoço, e logo em seguida a Secretária Shirla Rian, fez o encerramento do evento agradecendo a todos que participaram e ajudaram na realização do evento, no final foram entregues certificados de participação a todos. E com muita satisfação de dever cumprido declaro encarrada a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Monte Azul – MG.

Realização: Secretaria Municipal de Assistência Social
Administração: “Aliança para o Progresso.”

14 de Novembro 2022 – 15:57