Home Ação do Governo Campanha de vacinação contra Sarampo e Paralisia Infantil, começa no dia 6 de agosto

Campanha de vacinação contra Sarampo e Paralisia Infantil, começa no dia 6 de agosto

por Juliano F. Teles

Campanha de vacinação contra Sarampo e Paralisia Infantil, começa no dia 6 de agosto

A Secretaria Municipal de Saúde inicia no dia 06 e vai até o dia 31 de agosto a campanha nacional de vacinação contra sarampo e poliomielite ( paralisia infantil ). As vacinas serão destinadas para crianças acima de 1 ano até menores de 5 anos.

O “Dia D” acontece no dia 18 (sábado). Segundo o Ministério da Saúde, crianças devem ser levadas ao serviço de saúde mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

Quem pode e quem deve ser vacinado?
Lembrado que a campanha é voltada para crianças acima de 1 ano até menores de 5 anos. A primeira dose da vacina deve ser tomada aos 12 meses, sendo que a segunda deve ser entre 4 e 6 anos de idade – ou até os 29 anos, caso a pessoa tenha pulado o reforço (confira a caderneta de vacinação).

Dos 29 aos 49, a dose é única. A partir dos 50 anos, o Ministério da Saúde considera que a pessoa já foi exposta ao vírus. Se você tem dúvida se está imunizado ou não, os especialistas indicam tomar de novo. Grávidas, quem tem suspeita de estar infectado, crianças com menos de 6 meses e pacientes imunodeprimidos não podem tomar. No caso de adultos o período de vacinação é permanente.

Quem não pode ser vacinado?
A vacina só é contraindicada em casos de gripe muito forte e febre alta; crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida; neoplasia maligna; e que estão em tratamento com uso de corticoides em doses elevadas ou quimioterapia e radioterapia.

Poliomielite
A paralisia infantil é uma doença causada pelo vírus polioenterovírus, que traz consequências graves para as crianças, como sequelas que perduram por toda a vida, entre elas a impossibilidade ou grande dificuldade para se movimentar.

Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, que se manifesta por alterações marcantes da pele, e compromete vários outros órgãos do corpo. Os principais sintomas são: febre muito alta, tosse intensa, coriza e conjuntivite.

A imagem pode conter: texto

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE AZUL/MG

“Um novo tempo, uma nova realidade”
Fonte:Facebook/prefeituramunicipaldemonteazulmg

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Accessibility