Mais uma Rede de Esgoto Sanitário em Monte Azul

Mais uma Rede de Esgoto Sanitário em Monte Azul

Após grande repercussão do vídeo feito por um cidadão monteazulense, e inserido nas redes sociais, onde havia uma máquina do município de Monte Azul/MG fazendo serviços particulares e  mencionava que o serviço ora realizado seria irregular, nós da redação do site www.monteazulmg.com.br apuramos informações junto a Secretaria de Meio Ambiente de Monte Azul, a COPASA/MG e ao empresário  JÚLIO  HENRIQUE FERREIRA MENEZES e sua família proprietários do Restaurante e Churrascaria Tertúlia.

Os fatos: O empresário JÚLIO  HENRIQUE FERREIRA MENEZES, (Filho de JONAS do Banco do Nordeste), proprietário do Restaurante e Churrascaria Tertúlia entrou com um pedido de extensão de rede de esgoto junto à COPASA/MG para atender a legislação sanitária acerca de seu empreendimento, pedido esse dada a demanda em seu estabelecimento devido a chegada de uma grande empresa de construção de rede de transmissão de energia em nossa cidade. Esse pedido fora encaminhado para o setor de infraestrutura da COPASA, onde fora passado prazo longos para execução da obra pela entidade, uma vez que para a  COPASA construir essa rede de 1000 metros no mínimo teria que haver 40 casas no percurso que aceitasse a ligação do seu esgoto na rede mestre da COPASA, foi feito visitas por parte da empresa e constatou-se que não haveria clientes o suficiente para atender a especificações  da COPASA que pede no mínimo 1 esgoto canalizado a cada 25 metros de rede de esgoto. Desta forma, o Restaurante Tertúlia assumiu o compromisso junto a COPASA de construir a rede em parceria (o que é já previsto em lei) e arcou com parte dos custos de construção da obra, solicitou perante a secretaria de obras do município a máquina para abrir as cavas, uma vez que a construção desta rede beneficia toda população onde a referida rede passa a (RUA PROJETADA B, RUA PROJETADA A, RUA EUDÁCIO TEIXEIRA DA SILVA, RUA CEL MOACIR E AV. BRASIL),  percurso dentre a rua de Zezito, passando ao fundo do Posto Avenida e subindo na lateral do Campo do MAEC, até chegar no Restaurante Tertúlia.

Esta obra poderá beneficiar todos aqueles que quiserem interligar sua rede de esgoto nesta rede de propriedade da COPASA.

A Composição da Obra: Ficou acordada da seguinte maneira: a Prefeitura Municipal cedia a máquina  e o operador; A COPASA,  com 1.000 metros de cano de 150 milímetros e as tampas de ferros das  manilhas que no total são 20 tampas conhecidas como (PVs), a engenharia e topografia do projeto são de responsabilidade da COPASA e a empresa Tertúlia arcaria com combustível da máquina da prefeitura e toda mão de obra braçal (pedreiro e serventes), bem como 20 manilhas para instalação dos (PVs), também todo cimento e brita utilizado na obra. Segundo informações apuradas junto ao empresário, Secretário de Meio Ambiente e a COPASA, já são 17  o número de famílias que já solicitaram a adesão a ligação de seus esgotos nesta rede mestre que está sendo construída.

Ao final da apuração feita pelo site www.monteazulmg.com.br, evidenciamos que a obra é de iniciativa privada com supervisão da COPASA e a participação do município, uma vez que a obra beneficia a população de modo geral naquela área caracterizando assim um bem comum, além da geração de empregos diretos e indiretos. Em tempos, foi solicitado junto à COPASA de Monte Azul, cópia do pedido do projeto para melhor podermos emoldurar essa matéria para que a população fique informada de forma séria e com riqueza de fatos. Em anexo cópias do projeto, cópia da nota de abastecimento e outros documentos apurados junto a Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal de Monte Azul, o Restaurante e Churrascaria Tertúlia e a COPASA-MG.

Nós da redação do site parabenizamos a empresa Restaurante e Churrascaria Tertúlia, o empresário Júlio Henrique e sua família em querer fazer cumprir a legislação sanitária em Monte Azul, onde poucos fazem, e ainda executa uma obra que não só beneficia e adequa sanitariamente sua empresa, como possibilita todos os moradores, onde a rede passará a interligar seus esgotos atendendo a legislação sanitária. Além de ser uma família de Monte Azul e que investiram mais de 1,2 milhões de reais  na construção do seu empreendimento em nossa cidade e conta com um dos melhores e mais modernos Restaurantes de Monte Azul, gerando 29 empregos diretos e vários indiretos.

Máquina da Prefeitura Municipal abrindo a cava para construção da Rede de Esgoto

Cava para construção da Rede de Esgoto

Manilha e a tampa conhecida como (PV)

Cópia do Projeto da Rede de Esgoto

Desenho da Rede de Esgoto

Cópia de um dos vários Cupons de Abastecimento.

Fonte: Secretaria de Meio Ambiente, Restaurante Tertúlia e COPASA/MG
Publicado em 30/04/2019 – às 20:25