Home Conheça Monte Azul História

História

por Juliano F. Teles

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Segundo a tradição foi Maria Rosária, amante do explorador Spinosa quem primeiro se fixou às margens do rio Tremendal, por volta do segundo quartel do século XIX. João Carlos de Oliveira e o coronel Manoel José da Silva prestaram-lhe, posteriormente, colaboração, o levantamento do povoado de Boa Vista do Tremendal.

Leia Mais

 

 

HISTÓRICO DE MONTE AZUL – MG

Tremedal, como se chamou antigamente, era parte da capitania da Bahia, seu território estava dentro dos domínios da Casa do Conde da Ponte, que fundava fazendas com colonos e escravos e arrendavam outras. Mencionam-se como primeiros povoadores Maria do Rosário e o…

 

 

MONTE AZUL EM 1961

Quando conheci Monte Azul, (6/8/1961) as ruas onde existia calçamento eram com paralelepípedo e não passava de dez a onze mil metros quadrados.
As pedras estavam distribuídas na praça Cel. Silva, onde já existia um belo jardim, a Rua Presidente Vargas, desta praça até a Rua Avelino Olimpio Fernandes…

 

 

NOMES ANTIGOS DAS RUAS DA CIDADE

Rua da Lagoa, depois Dr. Manduca (Cel. Manoel José da Silva Junior). Hoje Rua Presidente Vargas.
Rua do Coqueiro – depois dos Benjamins. Hoje Rua Governador Valadares.
Rua do Chouriço – depois Nove de Novembro. Hoje Edgar Araújo.

 

 

PRIMEIRA RÁDIO DA CIDADE

Nos idos de 1961, o jovem Manuelito Bernardo da Silva, (radio-técnico) colocou no ar uma pequena emissora de rádio em OM (ondas média), sua potência não era muita, mas atingia as cidades circunvizinhais, atravessando fronteiras. Funcionava só à noite por falta de energia, naquela época a cidade era iluminada por um grupo gerador que…

 

 FOTOS ANTIGAS

Accessibility