Home Diário Oficial Nota de esclarecimento – “Escola do Baixão”

Nota de esclarecimento – “Escola do Baixão”

Nota de esclarecimento – “Escola do Baixão”

A Prefeitura Municipal de Monte Azul, através da Secretaria Municipal de Educação, por zelar sempre pela transparência de suas ações, informa as razões pelas quais encerrou as atividades do Anexo Escolar localizado na comunidade do Baixão, vinculado a Escola Municipal Olavo Bilac, localizada na comunidade do Moreira.
Inicialmente cabe salientar que não se trata do encerramento da atividade de uma escola da rede municipal e sim tão somente de um Anexo de uma escola maior denominada Escola Municipal Olavo Bilac, que permanecerá em funcionamento.
Ao longo dos anos os alunos que frequentam a Escola Municipal Olavo Bilac, no Anexo localizado na comunidade do Baixão, têm sido atendidos precariamente devido a multisseriação irregular das turmas, ou seja, alunos de variadas etapas do ensino eram atendidos por um mesmo profissional devido ao número reduzido de alunos em cada etapa, o que inviabilizava a contratação de um servidor para cada etapa. A Educação se divide em etapas que apresentam peculiaridades próprias, neste caso reuniam-se em uma mesma sala os alunos da educação infantil ( Pre Escolar), do Ciclo Inicial de Alfabetização ( 1º, 2º e 3º ano) e do Ciclo Complementar de Alfabetização ( 4º e 5º ano) contrariando inclusive a legislação vigente e repercutindo negativamente na qualidade da aprendizagem dos alunos.
Para o ano de 2018 a quantidade de alunos que seriam atendidos no Pré-Escolar seria 02, 00 alunos para o 1º ano, 05 alunos para o 2º ano, 00 para o 3º ano, 01 aluno para o 4º ano e 01 aluno para o 5º ano, totalizando 09 crianças atendidas. Desse modo, em atendimento a legislação vigente seria necessário contratar 04 professores para atender aos 09 alunos ou no mínimo 03 através de multisseriação. Existe ainda a necessidade de contratação de servidor responsável pela limpeza e pela confecção da alimentação escolar. De modo que é facilmente identificável que financeiramente existe a inviabilidade da manutenção da atividade no Anexo do Baixão.
Em atendimento aos alunos a Secretaria Municipal de Educação disponibilizará o transporte escolar, contando inclusive com monitor para zelar pela segurança das crianças, que os conduzirá a Escola Municipal Olavo Bilac por ser a escola localizada mais próxima da comunidade do Baixão, a uma distância de 8 km.
Reiteramos o compromisso com a verdade, o amor para com os educandos da rede municipal de ensino, a responsabilidade com os servidores e o constante aprimoramento da qualidade da educação como pilares básicos da gestão “ UM NOVO TEMPO, UMA NOVA REALIDADE”.