Home Saúde OUTUBRO ROSA – A MELHOR FORMA DE COMBATER O CÂNCER DE MAMA, É PREVENINDO-SE!

OUTUBRO ROSA – A MELHOR FORMA DE COMBATER O CÂNCER DE MAMA, É PREVENINDO-SE!

OUTUBRO ROSA – A MELHOR FORMA DE COMBATER O CÂNCER DE MAMA, É PREVENINDO-SE!

Como se faz a prevenção? A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas, que significa conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas de câncer de mama, é fundamental para a detecção precoce dessa doença. Havendo qualquer sinal de alteração, procure uma UBS para que sejam solicitados os exames.

A mamografia é o principal exame para se detectar o câncer de mama no estágio inicial, fase em que ainda não existe nódulo ou o nódulo é tão pequeno, que ainda não é palpável. Contudo,

O Outubro Rosa tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre controle do câncer de mama; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O movimento é internacional, e foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure com a distribuição de laços rosas às participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

No Brasil, em 2018, a Lei nº 13.733 instituiu o mês de conscientização sobre o câncer de mama – outubro rosa, período em que devem ser desenvolvidas diversas atividades de conscientização.

Fotos Deivison F. de Paula
Vídeos Alex Souza