Home Saúde OUTUBRO TAMBÉM É VERDE – MÊS DE COMBATE À SÍFILIS CONGÊNITA

OUTUBRO TAMBÉM É VERDE – MÊS DE COMBATE À SÍFILIS CONGÊNITA

OUTUBRO TAMBÉM É VERDE – MÊS DE COMBATE À SÍFILIS CONGÊNITA

Você Sabe o que é sífilis? Sífilis, ou Lues, é uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum. É curável e exclusiva do ser humano, tendo como principal via de transmissão, o contato sexual, seguido pela transmissão para o feto durante o período de gestação de uma mãe com sífilis não tratada ou tratada inadequadamente. Também pode ser transmitida por sangue contaminado.

O 3º sábado do mês de outubro foi instituído como Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita por meio da Lei nº 13.430/2.017 e tem como objetivos estimular a participação dos profissionais e gestores de saúde nas atividades comemorativas da data, com vistas a enfatizar a importância do diagnóstico e do tratamento adequados da sífilis na gestante durante o pré-natal e da sífilis em ambos os sexos como doença sexualmente transmissível.

Fotos Deivison F. de Paula
Vídeos Alex Souza