Home Ação do Governo PREFEITURA DE MONTE AZUL, ASCEM E COMITÊ DA COVID DELIBERAM SOBRE NOVAS MEDIDAS PREVENTIVAS E RESTRITIVAS A POPULAÇÃO.

Em Monte Azul, representantes da ASCEM e Comitê de combate à COVID-19 se reúnem para deliberar sobre as novas medidas preventivas e restritivas impostas à população.

Foto Divulgação: Reunião do Comitê de Enfrentamento a COVID-19

Nesta segunda-feira (1º/03) após grande manifestação realizada pelos comerciários de Monte Azul, cobrando do Gestor Municipal a reabertura do comércio, foi realizada uma reunião no Ginásio Poliesportivo Amelício Francisco Santana (atendendo todas as normas de uso de máscara, distanciamento e uso de álcool em gel) com os membros do Comitê do Covid-19, representantes da ASCEM (associação que representa os comerciantes monteazulenses), representante do Hospital Major Domingos de Deus Correia, representantes da Secretaria de Saúde, representantes do Executivo Municipal e representantes da Polícia Militar de Minas Gerais para deliberarem novas regras preventivas e restritivas a toda população, e em acalorada discussão cada setor relatou a situação de momento:
O representante do hospital local, o Sr. Marcelo Oliveira relatou: ”__O hospital de Monte Azul não é referência em internação de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, não podendo assim internar pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19, devendo esses pacientes serem encaminhados para os hospitais de referência. No entanto, os hospitais de Porteirinha e de Montes Claros já se encontram com a capacidade máxima extrapolada, o que dificulta a transferência de nossos pacientes para esses hospitais, comprometendo assim a assistência adequada desses pacientes”.
A Secretária Municipal de Saúde, Simone Fernandes Reis, disse: “__Temos que ser enérgicos, firmes, não há leitos na região, nós podemos ter falta de oxigênio para os pacientes se não tomarmos as decisões agora para proteger a população, pessoas vão perder suas vidas…”
O representante da ASCEM (Associação dos Comerciantes e Empreendedores de Monte azul), declarou: “__Não pode somente as lojas serem fechadas, neste momento, e como representante da classe e em reunião anterior com os associados deliberamos para que o fechamento seja imposto para todos os setores do município”.
O representante do Poder Executivo o Dr. Patrick Guilhoto, em contato direto com Prefeito Municipal afirmou que: “__O Prefeito Municipal, Dr. Paulo Dias Moreira, em total e irrestrito apoio a todas as ações efetivas para salvar vidas e havendo acordo do Comitê Gestor da COVID-19 e os comerciantes, ele estaria pronto para decretar novas regras para o enfrentamento da pandemia.”
Após diversas colocações debates, fora discutidos os tópicos do decreto anterior 014/2021, juntos a Dra. Patrícia Milielle e Dr. Patrick Guilhoto, que respondem pelo Setor Jurídico do município, em sintonia com o grupo, implementaram algumas alterações para edição do novo decreto( Decreto nº 019/2021), restringindo mais a aglomeração e circulação de pessoas em nossa cidade. Alguns tópicos foram relacionados e votados pelos representantes presentes, apenas a Polícia Militar se absteve do voto, mas afirmou sua total e irrestrita cooperação na fiscalização de todo o município.
Alguns pontos que foram alterados com o novo decreto: “__O novo decreto restringe o atendimento de pessoas no comércio essencial. A partir desse decreto o comércio essencial só atenderá via delivery ou drive thru (buscar na porta) e outros essenciais mediante agendamento. Os bancos estarão fechados, mas os caixas eletrônicos estarão abertos para atendimento a duas pessoas por vez. Os demais itens permanecem iguais ao decreto anterior!” __disse o assessor jurídico do município de Monte Azul, o Dr. Patrick Guilhoto.

Segue abaixo na íntegra o Decreto Municipal 019/2021, que trata das novas medidas restritivas de impostas a população.

BAIXAR EM PDF: DECRETO Nº 019/2021 – ESTABELECE NOVAS MEDIDAS PREVENTIVAS E RESTRITIVAS PARA ENFRENTAMENTO DA COVID-19

Fotos da Reunião do Comitê da Covid-19

Secretaria Municipal de Saúde
Prefeito: Dr. Paulo Dias Moreira