Home Ação do Governo PREFEITURA DE MONTE AZUL, ATRAVÉS DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO E DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, LANÇA O PROJETO “VERDE NAS CALÇADAS, ALEGRIA NAS RUAS!”

Em reunião, na Churrascaria Tertúlia, no dia 23/04/2021, a Secretaria Municipal de Educação apresentou para apreciação e análise de  todos os Secretários Municipais e seus Adjuntos, o esboço do projeto de plantação de espécies  vegetais de efeitos ornamentais, a ser desenvolvido no ano de 2021.

O projeto tem o propósito de chamar a atenção de adolescentes, jovens, famílias e toda comunidade de Monte Azul para os riscos a que o meio ambiente está sendo exposto, bem como a urgente necessidade de produzir  uma íntima conscientização da responsabilidade de cada indivíduo, na prática de atitudes que minimizem, de imediato, os efeitos negativos dos propósitos de destruição das florestas e do meio ambiente.

A Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 estabeleceu a Educação Ambiental como um fator de grande importância para a proteção da vida  no planeta.

Assim, o desenvolvimento desse projeto será um marco na formação da consciência crítica e na real aprendizagem da responsabilidade de cada indivíduo de aplicar, na prática do seu dia a dia,  atitudes positivas de proteção ao meio ambiente.

Dentre as atividades a serem desenvolvidas no projeto, serão destaques: a aprendizagem teórica sobre a preservação ambiental, bem como a sua prática, o trabalho coletivo de todos os envolvidos no projeto, a produção de terra vegetal, a confecção de vasos ornamentais de cimento, a produção de mudas de plantas ornamentais a serem plantadas em grandes vasos artesanais, a sua rega diária e a exposição desses vasos nas calçadas, em todos os bairros da cidade e nas sedes dos povoados, na zona rural do município.

Com a aprovação da execução do projeto, foram colocadas quatro opções para o seu nome, tendo a maioria dos parceiros aprovado que o projeto será nominado “Verde nas calçadas, alegria nas ruas!”

Além de possibilitar o crescimento da consciência crítica de proteção ao ambiente e a ênfase ao trabalho coletivo, pode-se ainda acrescentar, o efeito positivo do impacto visual das ruas e avenidas com a harmoniosa beleza das diferentes espécies de plantas ornamentais sobre as diversas calçadas.

O referido projeto tem o apoio do Prefeito Municipal, Paulo Dias Moreira, que manifestou apoio ao seu desenvolvimento, bem como, a iniciativa de um projeto com a participação integral de todas as Secretarias Municipais e comunidade em geral.

Logo mais, será apresentado o cronograma das atividades do projeto, bem como a seleção dos coordenadores de cada bairro da cidade e localidades rurais.

Junte-se a nós, porque juntos somos e seremos mais fortes na proteção à vida!

Secretaria Municipal de Educação
Prefeito: Dr. Paulo Dias Moreira