Home Saúde PREFEITURA DE MONTE AZUL ENTREGA REFORMA DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO BAIRRO DA ESPLANADA “ UBS – AVELINO GONÇALVES DIAS”

“ UBS – AVELINO GONÇALVES DIAS”

Com recursos próprios a Prefeitura Municipal de Monte Azul / MG, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e da Secretaria de Obras e Planejamento, finalizou as obras da reforma da Unidade Básica de Saúde do bairro esplanada, UBS “Avelino Gonçalves Dias”,  além da reforma geral, a unidade recebeu pintura  interna e externa completa, ampliação com uma nova sala de atendimento multiprofissional, reforma geral de paredes com rachaduras e infiltrações, foi substituído todo o telhado da unidade que apresentava muito vazamento em tempos chuvosos, com isso, os profissionais conseguiram reorganizar o espaço e ampliar com novos atendimentos na sala multiprofissional possibilitando o atendimento nutricional e atuação profissionais da assistência social.

“Eu tenho orgulho de participar de mais uma conquista da saúde em Monte Azul, e levar o atendimento digno e humanizado a todos os moradores que usam os serviços desta UBS, com esta reforma poderemos melhor atender aos pacientes e valorizar a equipe de profissionais que atende aqui”, disse a coordenadora Débora Rejane.

“Em nome de toda nossa equipe agradeço ao ex prefeito Alexandre Augusto e ex Secretário Cleonaldo Ferreira dos Santos por terem iniciado a reforma e ao Prefeito Dr. Paulo Dias Moreira, a Secretaria de Saúde Simone Fernandes Reis, e todos os servidores da SMS pela continuidade da mesma e atenção dada a nós. Esta reforma nos valoriza enquanto profissionais e ainda, demonstra o carinho e respeito com a população que utiliza da Unidade. Nossos pacientes ficarão mais confortáveis agora”, disse Débora.

DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DA UBS “AVELINO GONÇALVES DIAS”

A Unidade Básica de Saúde Avelino Gonçalves Dias foi inaugurada em 14/01/2011, situada à Rua Dos Ferroviários, nº 571, Bairro Esplanada, funciona como sede de 02 Equipes de Estratégia Saúde da Família, sendo a “ESF A saúde vai até a sua casa” totalmente urbana e a “ESF A saúde é fundamental para a vida” mista (composta por área urbana e rural) e ainda, serve de referência para população de áreas rurais as quais não pertencentes a estas ESF como São Sebastião, Poções, Socó, Pacuí, Ramalhudo, Tabuas, Maxixeiro, Língua D’água, Riachinho. Possui horário de funcionamento de 07:00 às 17:00 horas.

A ESF “A saúde vai até a sua casa” abrange os bairros Esplanada, Rodrigues, São José, Alto São João e Tremedal, totalizando uma população de 2.281 pessoas. É composta por 01 enfermeira, 01 médico clínico geral, 01 técnico de enfermagem, 01 dentista, 01 auxiliar em saúde bucal, 01 técnico em saúde bucal e 05 ACS, todos com carga horária de 40h semanais.

A ESF “A saúde é fundamental para a vida” abrange uma parte do bairro Centro, uma parte do Bairro São Geraldo, Bairro Vanessa, Jardim Bandeirantes (incluindo casas populares) e as comunidades de Barreirinho, Furadinho, Paus Preto, Rio Abaixo, Bocaina, Bom Sucesso, Barreiro Grande, Lagoa do Barro, Serra do Ginete, Caraíbas, totalizando uma população de 2.000 pessoas. É composta por 01 enfermeira, 01 médico clínico geral, 01 dentista, 01 auxiliar em saúde bucal, 01 técnico em saúde bucal, 06 ACS e 1 técnico de enfermagem. Porém esta técnica de enfermagem está lotada na UBS Moysés Custódio na comunidade do Barreirinho, todos com carga horária de 40h semanais.

Os demais profissionais os quais estão lotados nessa UBS são: 02 Recepcionistas gerais (01 cumpre 08h com intervalo de 2 horas para almoço e outra que cumpre apenas 05 horas de forma fragmentada, sendo 03 horas no período matutino e 02 horas no vespertino), 01 Auxiliar de Saúde (cumpre 6h ininterruptas no período matutino), 01 Recepcionista da Odontologia (cumpre 6h fragmentadas, sendo 03 horas no período matutino e 03 horas vespertino), 01 Auxiliar de Serviços Gerais (cumpre 6h ininterruptas no período matutino), 02 vigilantes os quais trabalham em escalas de 12 alternadas e 01 psicóloga (cumpre 08h) integrante do NASF. E ainda, recebe semanalmente os profissionais pediatra e ginecologista (1 vez por semana).

As Equipes de ESF atendem a população local através das seguintes atividades: Visitas domiciliares de toda a equipe de saúde; Consultas médicas; Consultas de enfermagem (consultas de CD, PCCU, acompanhamentos com Hipertensos e Diabéticos etc.); Consultas odontológicas; Procedimentos de assistência de enfermagem (vacinação, curativos, aferições de PA, nebulizações, glicemia capilar, coleta de material para exame de toxoplasmose congênita, coleta de material para teste do pezinho, retiradas de pontos, administrações de medicamentos etc.) na unidade e, se possível e necessário, também no domicílio; Atividades de Educação em Saúde com grupos prioritários bem como com população em geral; Aplicação de flúor nas crianças da escola local, com supervisão de escovação;

A sua estrutura física é dividida em recepção, sala de espera, sala de vacinas, sala de reuniões, sala de procedimentos, sala de curativos, 02 consultórios de enfermagem, 03 consultórios médicos, 01 consultório de psicologia, consultório odontológico com 02 cadeiras odontológicas, escovódromo, sala de CD, banheiros de funcionários e pacientes, cozinha, depósito de material de limpeza, expurgo, sala de esterilização e almoxarifado.

Prefeito: Dr. Paulo Dias Moreira
Vice-prefeito Dr. Edilson Rocha