Home Meio Ambiente PREFEITURA DE MONTE AZUL, POR MEIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE INSTALA O PRIMEIRO ECOPONTO DE COLETA DE ÓLEO DE COZINHA  USADO.

A Prefeitura de Municipal de Monte Azul, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, concluiu a instalação do primeiro Ecoponto para realização da coleta de óleo de cozinha usado do município.

Visando à conscientização ambiental da população sobre os riscos quanto ao descarte incorreto deste material é importante salientar que: “um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água diretamente, chegando a 1 milhão de litros de água, ao longo do curso. Isso porque suas substâncias não se dissolvem na água e quando descartados na pia da cozinha, por exemplo, alcançam os cursos d’água, causando descontrole do oxigênio e a morte dos seres vivos. Ainda, ao lançar o óleo de cozinha na pia, vaso sanitário ou ralo, o resíduo acumula-se nas paredes dos canos e retém outros materiais que passam pelo local. Além da contaminação, ocorrerão problemas de entupimento do sistema de esgoto, dificultando a manutenção das redes, sendo que os custos para consertos e reparos se tornarão mais elevados.”

Para a Secretária de Meio Ambiente, Denilza Gonçalves de Oliveira, responsável pela ação, a solução está na consciência e reciclagem do óleo, através da Educação Ambiental:

“A Educação Ambiental é uma das principais características do nosso programa, pois conscientiza a população a não despejar o óleo usado em locais inadequados e esclarece sobre os impactos ambientais negativos nas redes de esgoto, rios e demais recursos hídricos disponíveis. Ao ser despejado na pia ou no vaso sanitário, o óleo usado passa pelos canos da rede de esgoto e fica retido em forma de gordura. Isso é ruim porque atrai pragas que podem causar várias doenças, tais como leptospirose, febre tifoide, cólera, salmonelose, hepatites, esquistossomose, amebíase e giardíase. Essas doenças podem ser transmitidas para humanos e animais.

Além disso, esse óleo incrustado nos encanamentos dificulta a passagem das águas pluviais e causa o extravasamento de água na rede de esgoto e o seu entupimento, levando ao mau funcionamento das estações de tratamento. Por essa razão, faz-se necessário o uso de produtos químicos poluentes para desentupir essas instalações, o que leva a mais poluição e a mais despesas aos cofres públicos”.

COMO ARMAZENAR E COLETAR O ÓLEO USADO EM CASA?
Após utilizar o óleo, deixe esfriar por, pelo menos, 30 minutos. Com a ajuda de um funil, coloque o material em uma garrafa plástica e feche bem para evitar vazamentos, odores e insetos. Quando armazenar uma boa quantidade, leve a garrafa a um ponto de coleta.

Confira os Ecoponto para coleta de óleo de cozinha em Monte Azul:
– Rua Macário Fernandes dos Anjos, 224

A ação é continua e o Ecoponto permanecera instalado permanentemente, tendo como objetivo melhorias ambientais aos recursos hídricos, em promoção ao desenvolvimento sustentável do município de Monte Azul/MG.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Prefeito: Dr. Paulo Dias Moreira