Home Social RENOVAÇÃO DO CadÚnico 2022, Inscrição, Consulta, Atualização de Cadastro e Agendamento CRAS

Secretária de Assistência Social, Shirla Rian e os colaboradores responsáveis pelo Cadastro Único, que é porta de entrada dos programas sociais municipais, estaduais e federais falam sobre a necessidade de renovação do cadastro único para continuar sendo assistidos pelos programas existentes.

COLABORADORES, ENDEREÇOS E HORÁRIO DE ATENDIMENTO
DO CADASTRO ÚNICO

CRAS 1 – Christoffer José Júnior Souza Mata – Gestor do Cadastro Único
Rua. Governador Magalhães Pinto, 523

CRAS 3 – Ludimila Silva Rodrigues
Rua João Gomes Tolentino, 155 – Esplanada

CRAS 2 – Breno Tiago Ribeiro
Rua. Antônio Nunes Pereira, s/n – (Antiga Av. Presidente Raul Soares)

* Horário de Atendimento: 8:00hs às 12:00hs e das 14:00hs às 17:00hs
* De Segunda a Sexta Feira.

INFORMATIVO IDEAL SOCIAL – CADASTRO ÚNICO

Você sabe o que é o Cadastro Único?  É um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. As quais são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e Municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover melhorias na vida dessas famílias.

Sua base de dados é uma fonte confiável de informações que permite conhecer as diferentes dimensões da pobreza, mapeando as características das famílias, a localidade, o acesso a serviços básicos como saúde, educação, saneamento, entre outros, além de auxiliar na criação de indicadores, mapas, gráficos e demais ferramentas que possam auxiliar o planejamento e as ações do Estado por meio de políticas públicas e programas.

Quem pode se inscrever no Cadastro Único:

Famílias de baixa renda, Que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou que ganham até três salários mínimos de renda mensal ​total​.

O Cadastro Único tem como fundamentos:

• Identificar e caracterizar a população de baixa renda;
  • Ser um canal de comunicação e atendimento prioritário para as famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade;
  • Constituir e aprimorar permanentemente uma base de dados que possibilita a criação de indicadores que auxiliem as ações do Estado;
  • Ser um instrumento que auxilie o planejamento e a implementação de políticas públicas;
  • Ser o elo na rede de promoção e proteção social que envolve diferentes esferas de governo.

Conheça alguns dos programas e benefícios sociais vinculados ao Cadastro Único

• Auxílio Brasil
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC)
  • Benefício Previdenciário de Donas (os) de Casa
  • Carteira do Idoso
  • Identidade Jovem (ID Jovem)
  • Isenção da Taxa de Concursos Públicos e Vestibulares Federais
  • Minha Casa Minha Vida
  • Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti)
  • Tarifa Social de Energia Elétrica
  • Tarifa Social COPASA

Lembre-se: o cadastro deve ser atualizado a cada dois anos ou sempre que houver alteração em qualquer informação repassada anteriormente.

Administração Aliança para o Progresso.
21 de Fevereiro 2022 – 16:06