Home Agropecuária SECRETARIA DE AGROPECUÁRIA DE MONTE AZUL, REALIZA REUNIÃO NA CÂMARA PARA CRIAR O COMITÊ GESTOR DE ACESSIBILIDADE AS INFORMAÇÕES DO PRODUTOR RURAL

Prefeitura de Monte Azul, através da Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Sustentável realizou, na manhã dessa segunda-feira (19/04), uma reunião na Câmara de Vereadores para a criação de um comitê gestor de desenvolvimento rural.

Foto Divulgação: Reunião na Câmara Para Criação do Comitê Gestor de Acessibilidade do Produtor Rural

A pauta principal da reunião foi a acessibilidade do produtor rural aos órgãos públicos e privados do município. Para essa discussão, fez-se presente representante da Emater de Monte Azul, do IMA, da Câmara de vereadores, da Sala Mineira do micro empreendedor, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do Agroamigo, das Associações, o representante do Prefeito Municipal, o Secretário de Agropecuária juntamente com alguns membros da secretaria.

A criação do comitê visa levar informação e soluções para aqueles que lutam diariamente para produzir o alimento que abastece a nossa cidade.

A reunião iniciou-se com as falas do Secretario de Agropecuária e Desenvolvimento Sustentável, Lamex Luis Ferreira, onde houve a explanação da ideia principal da reunião, explicando todos as demandas existentes na acessibilidade do produtor rural a nossa cidade.

Em continuidade as falas também deram suas contribuições a pauta da reunião o Sr. Fabrício Guimarães, Presidente da Câmara de Vereadores de Monte Azul, em seguida Marcílio Oliveira representante do Poder Executivo Municipal, António Idalino, representante das Associações, que deu ênfase nas demandas no meio rural,  logo em seguida falou, Valdiney (Ney) representante da Emater, onde mostrou um relatório detalhado do ano de 2020 elaborado pela Emater, que muito norteou aos participantes a necessidade da criação deste comitê, também com a mesma metodologia falou o Sr. Cleiton Jaime Silva, Coordenador do Agroamigo, Programa do Banco do Nordeste de apoio ao produtor rural em Monte Azul e região, o representante do IMA de Monte Azul, Valdeir Babosa que enfatizou a grande demanda de atendimento no início do mês, e que muitos voltam sem atendimento por falta de documentação,  a representante da Sala Mineira do Empreendedor,  Mabel A. Figueirôa Teles, que colocou toda a demanda que a Sala Mineira vem executando junto ao produtor rural, e da necessidade de trabalhar em conjunto a outros órgão de atendimento devido a grande demanda em que a Sala Mineira vem realizando, e por fim também a Médica Veterinária Municipal Dr. Leandra Pereira Souza, que abordou a carência e a necessidade do produtor rural monteazulense.

O objetivo principal da reunião foi discutir a acessibilidade do produtor rural nas entidades de apoio do município, “Como poderemos tornar a vinda do produtor à Monte azul de forma que ele não perca tempo e a viagem para busca documentos, tornando assim a informação mais acessível, rápida e direta para o produtor”.  A reunião foi levantamento de demandas de cada setor, representantes de entidades levantaram pontos a serem discutidos e melhorados.

A intenção da criação do comitê é tornar a informação acessível, por exemplo: “De uma possível renegociação de dívida com algum banco, ou os dias que a Emater trabalha só fazendo DAP”. O comitê servirá para levar a informação, discutir soluções relacionados ao homem do campo, e melhorar a dinâmica de atendimento de cada setor, para que não sobrecarregue os atendimentos só no início do mês.

Secretaria de Municipal Agropecuária e Desenvolvimento Sustentável
Prefeito: Dr. Paulo Dias Moreira
Vice-prefeito Dr. Edilson Rocha

Fotos Deivison F. de Paula

20 de Abril de 2021 – 15:11

James Francis 20/04/2021 - 3:28 PM

Quando publicarão o resultado do PSS previsto para o dia de hoje?

Gabriel 20/04/2021 - 3:30 PM

Queremos saber do resultado do PSS, consta no edital que seria publicado no dia de hoje