Home Educação SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROMOVE MAIS UM ENCONTRO PARA PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO COLETIVO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROMOVE MAIS UM ENCONTRO PARA PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO COLETIVO

por Juliano F. Teles

Planejamento pedagógico coletivo

No sábado, próximo passado, a Secretaria Municipal de Educação de Monte Azul-SME- promoveu mais um encontro com os profissionais que atuam na área pedagógica para mais um planejamento pedagógico coletivo.

Com o retorno das aulas, totalmente presenciais, a SME, preocupada com a defasagem da aprendizagem dos alunos, em decorrência das aulas remotas, vem buscando com o coletivo das escolas da rede municipal de ensino suprir essa defasagem.

Com o intuito de sanar as dificuldades de aprendizagem,  a SME, em 2021, idealizou o Projeto “O elo entre o Ensinar e o Aprender” , que está sendo colocado em prática, em 2022.

É de conhecimento dos profissionais da educação, dos pais e alunos, que o período de aulas remotas, mesmo tendo provocado uma carga maior de trabalho, alguns profissionais não tinham familiarizado o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica, tiveram que se adaptarem às aulas remotas;  alguns, com computadores ou notebooks de alta configuração, outros, equipamentos menos atualizados; e, muitos outros, com um celular pequeno e com internet bastante limitada e oscilante.

Essa etapa passou, e, todos conseguiram se inteirar das aulas, uns, totalmente; outros, em parte. E diante dessa realidade, constatou-se que a aprendizagem não ocorreu de forma satisfatória, daí a necessidade urgente, da busca pela recuperação da aprendizagem.

Diante dessa realidade, a SME de Monte Azul reuniu sua equipe pedagógica e dispuseram  a oportunizarem aos alunos da sua rede, uma aprendizagem de fato, de acordo com a faixa etária e o ano de escolaridade. Dessa forma, o planejamento coletivo,  por ano de escolaridade e faixa etária, os professores são  acompanhados e auxiliados pelos Coordenadores do Pré-Escolar e Especialistas da Educação, quando juntos, todos têm a oportunidade de serem atuantes e apoiados por toda a equipe.

Os professores do 6º ao 9º Anos são assistidos pelos Coordenadores de Área de Estudos, previstas nos PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais,  assim sendo: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Os encontros têm sido muitos proveitosos, nenhum profissional responsável pelo pedagógico é dispensado, pois o objetivo dos encontros é unir todos para o melhor desempenho dos alunos.

A cada encontro, é feita uma reflexão voltada para o compromisso social sob responsabilidade de todos os educadores, sempre com a presença da Professora Neusa Rosa e com o apoio incondicional da Administração Municipal, através do Prefeito Municipal, Dr. Paulo Dias Moreira.

É interessante ressaltar, que a educação é o pilar que permite que os andares sejam sobrepostos, formando todas as demais profissões.

A Educação Básica gratuita e de qualidade é direito de todas as crianças, adolescentes e jovens; de meninas, de meninos, de todos, é universalizada.

Com agradecimentos e gratidão, a Professora Neusa Rosa estende o sucesso desses encontros aos Coordenadores e Auxiliares de Coordenação das escolas municipais, pela presença e apoio; a Madson (Especialista da Educação) e aos Coordenadores de Área de Estudos, Bárbara, Lourdes dos Anjos, Luciana Antunes, Luciana Rodrigues e Simone Lorena pela competência, comprometimento, responsabilidade e pela tempestividade em todo o processo de planejamento e suporte pedagógico. Sem vocês, os obstáculos seriam maiores.

Assim a SME de Monte Azul tem como ponto de partida, a força e a mensagem de Malala  Yousafzai:

 __“Uma criança, um professor, um livro, uma caneta podem mudar o mundo”.

Somos PROFESSORES!

Temos as nossas crianças e os nossos adolescentes, munidos de caneta, entramos na BIBLIOTECA!

Informou: Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Monte Azul / MG
Administração Aliança para o Progresso.

ASCOM – Assessoria de Comunicação
16 de Maio de 2022 – 22:12
@prefeiturademonteazul
Em Monte Azul a prefeitura trabalha!!!

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Accessibility