Home Agropecuária AGRICULTURA – GARANTIA SAFRA 2021/2022

AGRICULTURA – GARANTIA SAFRA 2021/2022

A Prefeitura Municipal de Monte Azul, através da SECRETARIA DE AGROPECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL e a EMATER, realizou na manhã desta quinta-feira (12/08), uma reunião na Quadra Poliesportiva Almelício Francisco Santana, para tratar do GARANTIA SAFRA 2021/2021.

A reunião contou com a presença de Presidentes de Associações Rurais e representantes de Comunidades rurais de Monte Azul e teve como pauta principal o Garantia safra 2021/2022. O técnico da Emater de Monte Azul, Valdiney Alves, explanou sobre o objetivo do Programa Garantia safra, que é garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares dos municípios sujeito a perda de safra por fenômeno de estiagem.
Foi abordado também os critérios para os agricultores familiares aderirem ao programa, sendo eles:
– Renda bruta familiar mensal de até 1,5 salário mínimo (excluída a aposentadoria Rural). A soma da renda familiar não poderá ser maior que o valor de R$ 19.305,00;
– Plantar entre 0,6 a 5,0 hectares das culturas de feijão, mandioca, milho e algodão;
– A Declaração de aptidão ao Pronaf – DAP deve estar ativa;
-A inscrição é por unidade familiar.
Outro ponto principal da reunião foi sobre as inscrições. Atualmente, o município de Monte Azul possui capacidade pra cadastrar 1500 agricultores familiares no programa e aqueles que possuíam inscrições nas safras 2019/2020 ou 2020/2021 e a DAP está ativa, tiveram as inscrições automaticamente migradas para a safra 2021/2022.
Aquele agricultor que não teve a inscrição migrada, tem até o dia 30 de setembro para fazer inscrição, porém nesta reunião foi acordado com os representantes que eles fariam uma lista da sua comunidade e passariam as informações para fazer as inscrições até o dia 10/09 com o intuito de evitar quaisquer transtornos para aqueles agricultores que precisarem de maior tempo para resolver alguma pendência.
O Sr. Valdinei Alves, técnico da Emater,  também abordou sobre os valores dos aportes para safra 2021/2022, onde o agricultor familiar entra com uma contribuição no valor de R$17,00 reais, o município R$51,00 por cada agricultor aderido, o estado R$ 102,00 por cada agricultor aderido e a União um valor mínimo de R$ 340,00 por cota disponibilizada, sendo o valor do benefício recebido pelo agricultor R$ 850,00.
Foi informado na reunião, através do Secretário Lamex Luiz, que o Município de Monte Azul está com as parcelas do Programa na safra 2020/2021 quitadas e com a documentação assinada pelo Prefeito Dr. Paulo Dias Moreira para a adesão ao Programa 2021/2022.
Nesta reunião estiveram presentes o Presidente da Câmara de vereadores, e vereadores, representantes da EMATER e representantes de Sindicatos, e principalmente a presenças de líderes comunitários e diversos presidentes de associações de Monte Azul.

Representante da EMATER/MG: Valdinei Alves

Secretário Municipal de Agropecuária:  Lamex Luiz FerreiraPresidente da Câmara de Vereadores: Fabrício Almeida Guimarães  (Fabrício do Riachinho)

Vereador: Edmar Fernandes Primo (Binha da Cana Brava)Líderes Comunitários e Presidentes de Associações

Líderes Comunitários e Presidentes de Associações
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais STR: Delcy Barbosa dos Santos
Servidora da Secretaria de Agropecuária: Iara Dayane Souza Andrade

QUALQUE DÚVIDA OU INFORMAÇÃO QUE O AGRICULTOR PRECISAR PODERÁ ENTRAR EM CONTATO COM A SECRETARIA DE AGROPECUÁRIA OU A EMATER.

* com informações da Servidora Iara Dayane Souza Andrade

Secretaria Municipal de Agropecuária de Desenvolvimento Sustentável