Home Social SETEMBRO AMARELO

SETEMBRO AMARELO

por Juliano F. Teles

O Setembro Amarelo, é o mês dedicado a prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha que se iniciou no Brasil em 2015 e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio bem como evitar seu acontecimento, segundo a organização Mundial de Saúde a (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o Câncer.
O CAPS, Centro de Atenção Psicossocial, é unidade de saúde mental que faz parte da rede de serviços do sistema único de saúde (SUS) no Brasil, e Visam oferecer atendimentos e cuidados as pessoas que sofrem com transtornos mentais graves e persistentes como: depressão, esquizofrenia, entre outros. Os CAPS, buscam promover a reabilitação psicossocial, o acompanhamento terapêutico e a integração social dos pacientes na sociedade. O CAPS possuem uma equipe de profissionais capacitados para esses altos cuidados com os usuários que necessitam de atendimento multiprofissionais do serviço.

O funcionamento do CAPS varia de acordo tipo de serviço oferecido, existem diversas modalidades como CAPS I, CAPS II, CAPS III E CAPS AD (álcool e drogas), cada um deles oferece níveis diferentes e suporte desde atendimentos mais leves e focados na prevenção até cuidados mais intensivos e voltados para casos mais graves. Temos o atendimento intensivo são pacientes com transtornos mais graves e sujeito a crises, onde permanecem todos os dias no serviço, para participar das oficinas e sobre os cuidados dos profissionais. Semi tensivos são aqueles que participam duas ou três vezes por semana e os que necessitam de participar somente das atividades terapêuticas ofertadas no serviço.

 

Informou: Secretaria de Assistência Social
Prefeitura de Monte Azul
Adm.: “Aliança para o Progresso.”
ASCOM – 29/09/2023 – 15:13

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Accessibility