Home Saúde SAÚDE – PROJETO DE ENCOLEIRAMENTO CANINO É LANÇADO EM MONTE AZUL

SAÚDE – PROJETO DE ENCOLEIRAMENTO CANINO É LANÇADO EM MONTE AZUL

O Município vai aderir à medida pioneira no Norte de Minas, que objetiva o controle da Leishmaniose Visceral-LV

Foi realizado na manhã de sexta-feira, 01 de setembro, o lançamento do projeto de encoleiramento canino em Monte Azul. A iniciativa é desenvolvida no município pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Superintendência Regional de Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e Governo Federal, que objetiva o controle da LV, com uso de coleiras repelentes.

A LV é uma doença grave e pode tornar letal se não diagnosticada no início. O encoleiramento é uma proposta de prevenção muito eficaz e é uma ação de combate e prevenção, pois se trata de uma doença endêmica no Estado. Fator importante nas ações de saúde pública, e por ter uma letalidade muito alta, torna-se, de suma importância, todas as formas de prevenção.

A secretária de saúde, Simone Fernandes Reis, explicou que: “Esta é uma proposta de saúde única pensando não apenas no homem, mas também na proteção animal como uma forma de proteção da saúde humana”.

Ações serão realizadas por meio de parcerias com diversas equipes que estarão envolvidas:
(Unidades Básicas de Saúde, Hospitais Públicos e Privados), Vigilância Epidemiológica, Controle de Vetores, e a Unidade de Vigilância em Zoonoses.

Prefeitura de Monte Azul
Adm.: “Aliança para o Progresso.”
ASCOM – 06/09/2023 – 16:00
Por: Juliano F. Teles