Home Saúde SECRETARIA DE SAÚDE EM PARCERIA COM PROJETO SAMI-TROP, REALIZAM MAIS DE 500 EXAMES DE RASTREAMENTO DE DOENÇA DE CHAGAS EM MONTE AZUL

A Secretaria Municipal de Saúde de Monte Azul em parceria com o Projeto SaMi-Trop, realizou entre os dias 20/12/2021 e 17/01/2022 mais de 500 exames para rastreamento da Doença de Chagas (DC) na população da zona rural e urbana da cidade. Entre os cidadãos triados, 80 pacientes testaram positivos para a doença.
Nos dias 23 e 24/03/22, os profissionais da Secretaria e os pesquisadores do projeto realizaram Eletrocardiograma e Consulta Cardiológica para todos os diagnosticados com a doença na Unidade de Saúde São Geraldo.
Todos os pacientes foram atendidos, e os elegíveis para tratamento, irão iniciar o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde para manejo clínico e medicamentoso. A Doença de Chagas (DC), na maioria dos casos, é assintomática, e quando os sintomas manifestam pode indicar que a doença já está em fase avançada. Quando a doença avança, pode haver comprometimento cardíaco, digestivo e até levar o paciente a óbito.
Esta ação é de extrema importância para Monte Azul, visto que a cidade está localizada em uma região endêmica para a Doença de Chagas, então a partir desta iniciativa está sendo possível conhecer a distribuição e prevalência da doença para melhorar a assistência a seus portadores.
O projeto SaMi-Trop é realizado através de uma parceria entre a USP, UFMG, UFSJ e UNIMONTES.

Administração Aliança para o Progresso.

25 de Março 2022 – 07:54
#aliancaparaoprogresso