Home Saúde Comissão Intergestores Regional Janaúba / Monte Azul se reúne em Monte Azul.

Comissão Intergestores Regional Janaúba / Monte Azul se reúne em Monte Azul.

Comissão Intergestores Regional Janaúba / Monte Azul se reúne em Monte Azul.

A Prefeitura de Monte Azul, Secretaria Municipal de Saúde, representada pelo Secretário Cleonaldo Ferreira Santos sediou nesta terça-feira, 8, no CVT/UAITEC em Monte Azul, a reunião ordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR).
A CIR Janaúba/MonteAzul é composta por 16 municípios circunvizinhos. Estiveram presentes os Secretários Municipais de Saúde para tratar de interesses dos municípios pertencentes à Microrregião de saúde objetivando melhorar a qualidade dos atendimentos pelo SUS.

Saiba mais sobre a CIR

A Comissão Intergestores Regional (CIR) tem seu fundamento legal no Decreto 7.508 de 28 de junho de 201, caracteriza-se como instância privilegiada de articulação interfederativa, de negociação, proposição pactuação e deliberação quanto aos aspectos operacionais do SUS e da organização e o funcionamento das ações e serviços de saúde integrados em redes de atenção à saúde.

São competências da Comissão Intergestores Regional (CIR):

– Pactuar aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, de acordo com a definição da política de saúde dos entes federativos, consubstanciada nos seus planos de saúde, aprovados pelos respectivos conselhos municipais de saúde;
– Pactuar diretrizes gerais sobre Regiões de Saúde, integração de limites geográficos, referência e contra-referência e demais aspectos vinculados à integração das ações e serviços de saúde entre os entes federativos;
– Pactuar diretrizes de âmbito regional a respeito da organização das redes de atenção à saúde, principalmente no tocante à gestão institucional e à integração das ações e serviços dos entes federativos;
– Adotar processos dinâmicos no planejamento na Região de Saúde;
– Acompanhar e propor alterações para a Programação Pactuada Integrada (PPI) de atenção à saúde, respeitando os critérios aprovados na CIB
– Identificar as prioridades em investimentos de acordo com o PDR
– Estimular estratégias que contribuam para qualificação do controle social;
– Apoiar processos de qualificação da gestão do trabalho e da educação em saúde;
– Construir estratégias para que sejam alcançadas as metas priorizadas no Pacto pela Vida, com definição, se necessário de outras prioridades loco – regionais.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE AZUL/MG
“Um novo tempo, uma nova realidade”
Fonte: Facebook/prefeituramunicipaldemonteazulmg